3 hábitos para treinar diariamente e fortalecer sua inteligência emocional

3 hábitos para treinar diariamente e fortalecer sua inteligência emocional

A inteligência emocional é uma habilidade comportamental e um dos pilares que sustentam o sucesso e a evolução pessoal.

Algumas pessoas acreditam que ter IE alta é um dom, algo inato, porém, isso é uma mentira. Você pode e deve fortalecer sua inteligência emocional.

Treinamentos mentais para fortalecer sua inteligência emocional

A inteligência emocional requer treino, como qualquer outra habilidade e o mais legal é que você pode começar estes treinos mentais a qualquer momento da sua vida. Não existe idade para treinar sua mente e sua inteligência emocional.

É importante a vontade de aprimorar o conhecimento: Tudo é motivo para aprendizagem e crescimento. Nunca perca a curiosidade e a vontade de progredir, independente de sua idade. – Tokuchika Miki

O objetivo deste artigo é compartilhar 3 hábitos para você treinar sua mente e fortalecer sua inteligência emocional, então, vamos lá:

 

#1 Reclame menos

O padrão para muitas pessoas ao se deparar com um problema é reclamar, afinal, porque isso foi acontecer justo comigo? Até parece que gostam do gosto dos problemas.

As pessoas reclamam em uma tentativa de diminuir sua irritação, porém, se você já conhece um pouco dos treinamentos MMA – Método Mente Ativa sabe que “tudo que se foca, aumenta”.

Então ao dar foco a um problema isso pode resultar sentimentos diversos, como: ansiedade, tristeza, raiva, estresse, pânico, entre outros sentimentos..

Reclamar é como fazer uma auto-hipnose, só que com efeitos ruins, ao ficar reclamando de um problema, você dá foco a ele e ele acaba se tornando maior, você o intensifica,.

Dica MMA: Substitua reclamação por ação! O truque é você perceber (colocar foco em) qual o gatilho (motivo) que te faz começar a reclamar e assim que você o identificar, dê uma outra opção para o seu cérebro.

Ao invés de focar no problema e reclamar, use a sua criatividade e busque 3 possíveis ações para resolver ou melhorar a situação.

Fazendo isso você automaticamente vai se libertando das emoções causadas pelo problema, na mesma medida que vai trazendo outras emoções derivadas do ato de pensar em soluções como : satisfação, tranquilidade, relaxamento, felicidade…

#2 Identifique emoções em você e nas pessoas que te cercam

Um dos principais pontos da inteligência emocional é o desenvolvimento da compreensão emocional.

Podemos definir compreensão emocional como a capacidade de identificar, reconhecer e nomear emoções; diferenciar as próprias emoções; compreender as emoções dos outros com base nas expressões faciais e nas características das situações de contexto emocional. (Denham et al., 2003)

Você acredita que é capaz de identificar suas emoções e dos outros com facilidade? Você costuma prestar atenção nas expressões faciais dos outros?

Dicas MMA : (1) Procure identificar as suas emoções diariamente assim que elas surgem, com mais prática, você vai descobrir os gatilhos (motivos) principais de cada emoção, permita-se então buscar entender os padrões de comportamento que elas geram, para depois alterá-los conforme a necessidade.

Adeque seus padrões de comportamento de acordo com cada momento da sua vida, não permita ser escravizado por suas emoções.

(2) Para identificar as emoções em outras pessoas, a dica é mais simples: ao interagir com alguém, mantenha sua mente focada na conversa.

Evite distrações, pois, ao focar completamente nas expressões faciais e na linguagem utilizada, fica bem mais fácil perceber as emoções dos outros.

Perceber as emoções em si e nos outros permite uma melhor comunicação, permitindo que você adeque sua comunicação para não gerar sentimentos ruins em outras pessoas.

Além disso você adquire liberdade de escolher se deseja sentir uma determinada emoção, no lugar de ser obrigado(a) a senti-la.

Lembre-se, ao identificar suas emoções, faça como preferir, porém quando perceber as emoções nos outros lembre que isso é apenas a sua percepção subjetiva.

Então não julgue! A sua percepção não é necessariamente verdadeira, então use esse exercício apenas como uma forma de desenvolvimento pessoal, vai te ajudar a melhorar a compreensão das emoções nas expressões faciais e os comportamentos que desencadeiam emoções em você e por vezes nos outros.

#3 Evite julgamentos

Você já se sentiu julgado de forma equivocada algum dia? Aposto que sim, provavelmente deve ter feito o mesmo com outras pessoas em alguma ocasião.

Seja flexível e evite julgar as pessoas.

É claro que podes dar a sua opinião, mas sem achar que as pessoas devem concordar completamente, não exija que elas olhem a vida do mesmo jeito que você. Cada pessoa tem uma trajetória de vida e a sua visão não é a única válida.

Dica MMA: Para evitar julgar, procure as motivações daquela pessoa, tente ver a situação com os olhos dela, use sua empatia e lembre-se diariamente que nem todo mundo pensa igual você.

Este comportamento evita que você tenha emoções como: frustração, tristeza, raiva, ansiedade..

Acabo este artigo com a frase do escritor Paulo Coelho para você refletir!

Nunca podemos julgar a vida dos outros, porque cada um sabe da sua própria dor e da sua própria renúncia. Uma coisa é você achar que está no caminho certo; outra é achar que o seu caminho é o único.

Não se esqueça de praticar estes 3 hábitos para fortalecer sua inteligência emocional diariamente. O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

Abraço e até a próxima.

3 hábitos para treinar diariamente e fortalecer sua inteligência emocional
4.8 (96%) 5 votes

Recomendados para você

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *