A fé move montanhas, você acredita?

A fé move montanhas, você acredita? | Instituto Mente Ativa

Existe uma passagem bíblica que diz que a fé move montanhas, você acredita nela? Hoje vou abordar essa frase, não pelo viés religioso, mas, através dos ensinamentos práticos que podemos tirar dela.

Bora desmistificar a frase “A fé move montanhas”?

David Schwartz, autor do livro A Mágica de Pensar Grande diz que nessa frase encontramos um dos meios mais práticos e sábios para alcançar o sucesso. Você pode estar se perguntando: Amanda, como assim a fé é um dos meios mais práticos e sábios para alcançar o sucesso?

E eu devolvo com outra pergunta: o que é sucesso para você? Pare e reflita um pouco.

Para mim, sucesso tem vários significados, sucesso significa liberdade, prosperidade pessoal e profissional, respeito próprio, felicidade e satisfação. Sucesso significa realizar. Fazer acontecer, seja lá qual for o sonho ou objetivo.

Todo ser humano deseja o sucesso, o que muda é o que significa sucesso para cada um.

Independente do significado que você atribuir para o sucesso, acredite, tenha fé que você é capaz de alcança-lo e você conseguirá.

Minha Vó me ensinou desde nova: “Joga para o Universo, que vem”, é quase um lema em nossa família (obrigado Vó). Confesso que demorei para compreender a força que esse lema tem.

Estudando mais como nossa mente funciona, nosso lema se torna mais claro e mais forte a cada dia. A cada livro novo, estudo, relatos e pesquisa, mais evidências eu encontro, de que SIM, a fé move montanhas.

 

Como a fé move montanhas?

Provavelmente você já conheceu pessoas que vão dizer que é impossível mover uma montanha apenas com a fé. Talvez você seja até uma delas.

Esse pensamento decorre de um confusão entre acreditar (fé/crença) e desejar.

É óbvio que uma montanha não se move apenas porque você deseja, ou pelo fato de você dizer “montanha, mexa-se”. A fé move montanhas não pelo desejo, mas, pela crença.

“Não há nada de mágico ou místico no poder da crença.” – David Schwartz

A crença age de maneira que ao acreditar que você é capaz e vai alcançar determinado objetivo, sua mente trabalha para encontrar modos de realizá-lo.

A fé na sua capacidade, o fato de acreditar que você tem o poder, a habilidade e a energia suficiente para atingir seu objetivo estimula sua mente a criar meios e modos de torna-lo realidade.

 

Diferença entre desejo e crença fortalecedora

Todos os dias jovens começam a trabalhar em novos empregos, muitos deles desejam alcançar no futuro um cargo alto na empresa. Apesar deste desejo, a maioria dos jovens não acredita verdadeiramente em sua capacidade.

E por não verdadeiramente acreditar, a mente destes jovens não realiza esforço para tornar aquilo real e vai funcionar na média, afinal, você já determinou que aquilo é só um desejo e não vai acontecer. Atenção! Muito cuidado com este tipo de pensamento sabotador.

Em contrapartida, aqueles que acreditam (possuem uma crença fortalecedora e não somente desejo) vão trabalhar para tornar o sonho realidade. São pessoas que vão conversar com outros funcionários da empresa, fazer network, modelar comportamentos de sucesso entre outras práticas, de modo que ela vai encontrar uma maneira de conseguir o cargo alto na empresa.

 

A força da fé

De maneira geral, estudando mais sobre o assunto eu percebi que na verdade, a fé funciona como uma força que te impulsiona para realizar seus objetivos.

Quantos projetos você já deixou para trás na sua vida, porque verdadeiramente não acreditava neles?

Ao conversar com pessoas que falharam, normalmente você escuta frases como “Para falar a verdade, eu nunca acreditei neste projeto” ou “Eu já tinha um pressentimento ruim”.

Bom, a descrença é uma força negativa e quando você comunica ela para sua mente, já era, você atraia junto o insucesso. Você plantou na sua própria mente uma semente com uma vontade subconsciente de falhar.

Ir a lua parecia uma tarefa impossível antigamente, mas um grupo de pessoas se dedicou e acreditou com força que aquilo era possível, por isso trabalharam e levaram seus projetos adiante.

Hoje temos o Elon Musk (vulgo Tony Stark da vida real) com a SpaceX que promete levar humanos a marte! Você acha que ele acredita?

Eu não tenho dúvidas de que Musk acredita verdadeiramente em sua missão, ou do contrário, não a tocaria e é com toda essa “fé” que ele responde a pessoas que o criticam, dizendo que é inviável ou utópico. É essa crença verdadeira que o faz continuar, mesmo com desafios.

“A crença no sucesso é o ingrediente básico, absolutamente essencial para todo aquele que se realiza.” – David Schwartz

Para finalizar, separei 3 dicas práticas para você aplicar a frase “a fé move montanhas” no seu dia a dia!

 

3 dicas para construir crenças fortalecedoras

1. Pense de maneira positiva

Leve seu foco para o sucesso, nunca para o insucesso. Parece simples, mas esta atividade requer treino, afinal, a ideia é que você vai ensinar e programar o seu cérebro para criar planos que levam ao sucesso, ao invés de criar pensamentos sabotadores.

Ex: Em frente a uma oportunidade, prova ou situação difícil pense “Sou capaz”, “Vou vencer”, “Esta apresentação vai ser um sucesso”…

Dica extra: Se você der um motivo para a frase, a frase ganha ainda mais força em sua mente, ou seja “Sou capaz de ir bem na prova porque eu estudei e estou preparado para tirar um 10”.

2. Valorize-se

Procure manter em mente que você é melhor do que a imagem mental que faz de si mesmo. O sucesso não depende de elementos místicos, superinteligência ou algo do tipo, o sucesso é composto por pessoas que acreditaram + ação para tornar o sonho realidade. Logo, valorize-se, acredite em si mesmo e naquilo que você realiza.

3. Acredite verdadeiramente

Não adianta fingir que acredita, você precisa acreditar com força. Acreditar de verdade em um objetivo é um dos critérios mais importantes para torna-lo realidade. Portanto, concentre seus pensamentos e faça sua mente trabalhar a seu favor, não contra você e seus sonhos!

Lembre-se, é uma questão de treino. Acredite, acredite e acredite!

Se você gostou desta matéria não esqueça de curtir nosso Facebook para receber mais informações sobre estratégias mentais e evolução pessoal.

A fé move montanhas, você acredita?
4.8 (95%) 4 votes

Recomendados para você