Benefícios de meditar e praticar Mindfulness

Benefícios de meditar e praticar Mindfulness | Instituto Mente Ativa

Os benefícios de meditar são muitos, mas, antes de falar sobre eles vamos falar sobre a diferença entre a meditação e mindfulness.

Você vai perceber que a meditação e o mindfulness são muito parecidos. Mindfulness é meditação, porém, nem toda meditação é mindfulness.

O poder da meditação e os benefícios de meditar

Existem mais de 200 tipos diferentes de meditação, as mais conhecidas são: Hindu, Zen budista, Cabala e Sufi. O Mindfulness entrou para lista das mais conhecidas recentemente.

Acredita-se que uma das principais diferenças da meditação mindfulness, também conhecida como atenção plena é oferecer a prática e seus benefícios de forma laica.

É um pensamento comum associar a meditação a um clima meio zen, com incensos ou até mesmo religião.

Na grande maioria das meditações os objetivos costumam ser a busca pelo autoconhecimento e a serenidade.

No mindfulness o principal objetivo é atingir um estado de atenção plena. Esta atividade contribuí com a melhora da concentração, foco e até mesmo inteligência emocional.

Quando o mindfulness ficou mais conhecido propagou-se muito rápido, atingindo diferentes grupos sociais, empreendedores, advogados, policiais que lidam com o estresse diariamente…

Inclusive aqui no Brasil já tivemos programas de mindfulness com a academia de policia. Se você quer saber mais sobre o mindulness na redução do estresse acesse aqui.

Curiosidade: Desenvolver a atenção plena através de práticas de meditação mindfulness é a maneira mais fácil.

Com o tempo você vai conseguir utilizar a atenção plena em atividades do seu dia a dia, seja almoçando, praticando atividades físicas e até mesmo no trabalho.

A meditação mindfulness não é desligar a mente e sim aprender a levar a atenção ao momento presente sem julgamentos, isso traz benefícios incríveis como vamos relatar abaixo.

 

Benefícios de meditar

Agora que você já sabe que existem diversos tipos de meditação, entre elas o mindfulness, pode escolher um tipo de meditação e começar a praticar, assim, vai conquistar seus benefícios.

Vantagens da meditação:

A meditação te conecta com você mesmo, facilitando o processo de autoconhecimento, com uma sensação de paz e tranquilidade.

Um dos benefícios de meditar é que a prática combate o estresse, ansiedade e depressão.

A pratica da meditação deixa o indivíduo mais consciente do momento presente. Essa prática faz com que as pessoas se tornem mais concentradas, relaxadas e criativas.

As pessoas com ansiedade ou aquelas que se estressam muito, costumam ter pensamentos e preocupações, com o que aconteceu no passado ou com problemas do futuro, assim, o corpo acredita estar em ameaça e libera mais cortisol.

Quando os níveis de cortisol ficam altos por muito tempo podem causar vários tipos de problemas de saúde.

Essa é uma grande vantagem da meditação.

Ao relaxar a mente, a meditação altera o metabolismo e deixa o sistema imunológico mais resistente. Reduzindo os problemas do cortisol.

A meditação melhora a capacidade de percepção e promove uma melhor tomada de decisões. Além disso melhora a resistência física e mental.

Enfim, independente do tipo de meditação escolhida, o importante é meditar.

Benefícios de meditar e praticar Mindfulness
4.5 (90%) 6 votes

Recomendados para você