Dificuldade de concentração e memorização

Dificuldade de concentração e memorização

A dificuldade de concentração e memorização é algo que vem crescendo cada vez mais na era da informação que estamos vivendo.

As informações chegam de todos os lados, Facebook, Instagram, e-mails para ler, atividades do trabalho, relacionamentos pessoais…

São diversas coisas que temos de lidar no dia a dia, isso acaba dispersando nosso foco um pouco para cada lugar. Quando vemos o dia passou, o pouco que conseguimos fazer acaba ficando mal feito.

Além disso tudo, quando temos que lembrar de algo importante, fizemos tantas coisas que lembrar se torna quase impossível.

Essa situação acaba gerando estresse, ansiedade, irritação entre outros males, agravando ainda mais os problemas de atenção e concentração.

 

De onde vem a dificuldade de concentração e memorização

As causas dos problemas de atenção e concentração podem ser as mais diversas.

As vezes a dificuldade de concentração e memorização vem desde criança. Caso não seja resolvida pode ser carregada para vida adulta.

A dificuldade de concentração também pode surgir na vida adulta, existem diversas causas que podem levar a este problema.

vamos citar algumas das principais abaixo:

 

Questões emocionais mal resolvidas

As emoções e a nossa atenção estão extremamente conectadas, assim como a memória. Talvez você já tenha tenha passado por um grande problema que causou muito estresse, nessa situação não conseguia se concentrar em nada.

Exato, a falta de inteligência emocional pode levar a problemas de concentração. Por isso é muito bom desenvolver habilidades emocionais para melhorar a concentração.

Da mesma forma que as emoções podem atrapalhar a concentração, elas também podem contribuir, principalmente quando se trata da memória.

Talvez você já tenha passado por uma experiência muito boa de vida, que mexeu com as suas emoções. Lembrar dessa experiência pode ser inclusive muito fácil e as vezes repleta de detalhes.

Isso acontece graças a algo conhecido como “MDE”, memória dependente de estado emocional. Quando nos emocionamos com coisas ou eventos, seja de forma boa ou ruim, temos uma tendência a registrar isso na memória.

Agora você já pode começar a imaginar como utilizar esse conhecimento a seu favor.

 

A ansiedade

A ansiedade é um dos grandes causadores da dificuldade de concentração e memorização. Pessoas ansiosas costumam levar a sua atenção a situações futuras ou passadas.

Digamos que uma moça vai prestar vestibular no fim do ano, ela começa a tentar estudar, mas, não consegue se concentrar e nem lembrar do que estudou.

Porque isso acontece? A resposta está no motivo de seu estudo, passar no vestibular, ela está se sentindo tão ansiosa em pensar como vai ser, caso ela não passe na prova no fim do ano, que sofre por antecipação.

Fica nervosa e não consegue se concentrar no momento presente. O que leva a falta de atenção e dificuldade de concentração em seus estudos.

Mas não se preocupe, existem formas de solucionar esse problema, vamos começar a falar sobre elas abaixo.

 

Dificuldade de concentração e memorização, como reverter essa situação?

Agora que você já compreende um pouco melhor o que causa a dificuldade de concentração e memorização, vamos falar sobre as possíveis soluções.

Não importa sua idade, se você tem dificuldade de concentração nos estudos, no trabalho ou em qualquer lugar, saiba que é possível melhorar a sua condição atual.

Existem exercícios para concentração e memorização, além de técnicas para treinar a mente, confira abaixo.

 

Meditação para concentração

A meditação é uma ótima forma de levar a atenção para o momento presente, assim, se libertando da ansiedade gerada pelo pensamento no futuro ou no passado.

Eliminando a ansiedade fica muito mais fácil se concentrar e memorizar aquilo que for importante.

Meditação costuma a ser relacionada com religião, incensos e um clima meio zen. Porém a prática ganhou uma nova visão ao longo do tempo.

Usando o nome de mindfulness, a meditação foi alcançando os mais diversos grupos sociais, empreendedores, esportistas ou pessoas que lidam com o estresse de alguma forma.

Se você não conhece o mindfulness leia mais aqui. A pratica de mindfulness é um exercício de concentração muito bom.

 

Auto-hipnose

A hipnose cresceu muito no brasil nos últimos anos. A hipnose é muito parecida com a meditação quando falamos em estado de hipnose. Pode se dizer que a hipnose é um estado de atenção concentrada onde se da sugestões.

Já existiu muito mito a respeito da hipnose, mas, isso foi mudando com o tempo.

Hoje sabemos que todos nós somos hipnotizados varias vezes ao longo de nossa vida, seja pela televisão, marketing ou até mesmo pela sugestão direta.

Exemplo:  “um “amigo(a)” na infância te diz que você é muito feio, a sugestão mexe tanto com as suas emoções, que mesmo na vida adulta, você carrega uma baixa autoestima, por conta do que ocorreu no passado.

E como é a auto-hipnose?

Muito simples, é igual a hipnose conduzida por alguém, porém você é o próprio condutor da sugestão.

Olhe só esse exemplo e veja se você se identifica com algo parecido:

“Você está com raiva ou com uma emoção muito forte, a ponto de perder o controle, então você diz para si mesmo, vou contar até 10 e vou ficar de boa (tranquilo).

Você faz a contagem e no final a raiva ou a emoção fica bem fraca as vezes até mesmo some.” Parece até mágica, mas, porque isso funciona? Foi a contagem?

É claro que não! Simplesmente não existe nada de mágico nos números, o que ocorreu foi o efeito da auto-sugestão. Consciente ou inconscientemente você se sugestionou que ao contar os números iria relaxando. Conforme foi contando, respirando e relaxando a raiva passou.

Resumindo: Auto-hipnose = Concentração + auto-sugestão. Essa formula tem a capacidade de alterar nossa percepção da realidade, você pode aprender e praticar quando quiser.

Se tiver questões emocionais mais difíceis de lidar sozinho, ou não souber como lidar com a ansiedade, pode ser mais inteligente procurar um terapeuta.

Afinal as vezes as dificuldades enfrentadas na vida adulta são relacionadas a crenças limitantes desenvolvidas na infância ou adolescência.

Para marcar uma sessão ou saber mais a respeito do hipnocoaching entre em contato.

 

Como melhorar a capacidade de memorização?

Existem diversas técnicas para estudar melhor, memorizar mais rápido, mas, antes vamos falar de algo que você precisa ter em mente, quando se trata de memorização.

Existe algo chamado de curva de esquecimento, essa teoria foi apresentada em 1885 por Ebbinghaus. Ela é muito utilizada por estudantes da memória até hoje.

Graças a teoria sabemos que, se você assistir uma aula no período da manhã, no final no dia vai se lembrar em torno de 75% do conteúdo. Dentro de 24h vai ser capaz de se recordar de 35 a 50%, a menos que você revise a aula.

Então chegamos a primeira técnica de memorização.

Revisão

Se você estiver aprendendo uma formula matemática e precisar memoriza-la, podes utilizar uma técnica de memorização bem conhecida.

Para reforçar e estimular as redes neurais responsáveis por essa capacidade, durante 5 dias faça pelo menos 1 conta usando a equação a cada 4 horas.

Com o passar do tempo você vai espaçando até que se torne algo muito natural para você.

Flash Cards: Essa técnica de memorização muito simples e famosa, consiste em andar com cartões com o conteúdo que você precisa memorizar. Deixe-os na carteira e vá lendo ao longo do dia.

Ensine para aprender

Esse método de memorização é muito simples e eficiente. Basta que a cada 3o minutos de estudo, utilize 5 minutos para ensinar tudo o que você aprendeu. Faça de de maneira resumida.

Ao ensinar e explicar o que você aprendeu, você utiliza diferentes redes neurais e reforça o conteúdo. Existem outras diversas técnicas de memorização, mas, para o texto não ficar muito extenso vamos parar por aqui.

Para se manter atualizado e acompanhar tudo que rola no Instituto Mente Ativa, siga a gente no Instagram ou curta nossa pagina no facebook.

Dificuldade de concentração e memorização
5 (100%) 4 votes

Recomendados para você