Treinamento Mental da SEAL: Aprenda 6 técnicas da elite da marinha americana

Treinamento mental: Aprenda 6 técnicas da elite da marinha americana

Os SEALs (sigla formada pelas iniciais de mar, ar e terra em inglês) são reconhecidos como uma das melhores forças de elite do mundo, mas como civil,  o que eu posso aprender com o Treinamento Mental da SEAL?

Brandon Webb, instrutor-chefe dos snipers do grupo de elite escreveu em seu livro, o seguinte trecho, que merece destaque:

Existe uma percepção equivocada comum de que, para ser aprovado no Treinamento da SEAL, você precisa ser um super atleta. Não. Em seus requisitos puramente físicos, o curso foi projetado para que o homem atlético médio possa fazer isso.

O que o treinamento do SEAL realmente testa é o seu valor mental. Ele é projetado para empurrá-lo mentalmente até a beira, uma e outra vez, até que você esteja endurecido e capaz de assumir qualquer tarefa com confiança, independentemente das probabilidades – ou até que você quebre.

Aqui, eu abro um parêntese para deixar claro que este artigo não pretende equiparar a vida de um SEAL com a vida de empreendedor, muito menos defender as ações militares americanas.

A questão é que, como Webb relatou, o segredo do sucesso do grupo de elite, não está no corpo, nem apenas nas capacidades técnicas, mas, sim na mente.

E é neste ponto que focarei, pois, acredito que as 6 técnicas do treinamento mental de um SEAL que vou compartilhar podem ser bastante úteis para quem tem um negócio próprio.

Treinamento Mental da SEAL e o sucesso

Acredite, você não precisa nem chegar perto de segurar uma arma na mão para se beneficiar com o treinamento mental dos SEALs, afinal, me diz uma coisa: Você não gostaria de eliminar a ansiedade,  ter controle emocional, vencer o medo em situações extremas e ter uma mente focada?

O que é interessante no mundo dos negócios é que realizar um bom treinamento mental e aprender sobre alta performance proporciona uma vantagem incrível.

Eu gosto de pensar e consequentemente costumo falar, que você como empreendedor tem no mínimo dois negócios para tocar. São eles:

  1. A sua empresa;
  2. Você;

Logo, além de trabalhar na sua empresa, você precisa trabalhar você. Achou confuso? Em breve um artigo fresquinho no Instituto Mente Ativa explicando a ideia de “você como negócio”.

Vamos as técnicas dos SEALs?

6 técnicas do Treinamento Mental da SEAL

 

#1 Segmentação – Uma parte por vez

Quando temos um objetivo grande na nossa frente muitas vezes congelamos. Pior ainda, em alguns casos, desistimos antes mesmo de começar. Afinal, isso é muito “difícil/ distante/ utópico”.

Os SEALs apresentam como solução a segmentação. Ok, é um clichê, mas, super funciona e é impressionante o quanto as pessoas esquecem desta técnica.

Como aplicar: Divida seu objetivo maior em pequenas partes, objetivos imediatos e vá conquistando um passo de cada vez.

Ultra-maratonistas também utilizam esta técnica, eles se concentram no próximo objetivo imediato – o próximo quilômetro, o próximo ponto no horizonte – e assim, eles evitam que sua mente foque na “tarefa assustadora” e venha a desistir.

Resumo: Concentre-se apenas em completar um de cada vez. Evite considerar o todo.

 

#2 Imagética – Visualize o sucesso

A imagética é a habilidade de ver você mesmo desempenhando determinada tarefa com sucesso, evocando pensamentos e imagens, com um fim. Esta habilidade consiste em recuperar a informação armazenada na memória (através de todo o tipo de experiências) e remodelá-Ia através dos processos cognitivos.

Algumas vantagens das visualizações são:

  • Aumentar a sua autoconfiança;
  • Acelerar o processo de aprendizagem de uma nova habilidade motora;
  • Alterar maus hábitos comportamentais;
  • Reduzir o stress e a tensão física;
  • Planejar possíveis formas de ação para alcançar o resultado desejado;

Como aplicar: Escolha uma determinada ação para imaginar e faça isso envolvendo todos os sentidos. Imagine os detalhes. Torne tão real quanto possível.

Resumo: Use da imagética para visualizar você tendo sucesso na ação.

 

#3 Inteligência Emocional – 4 por 4 por 4

Existem várias técnicas para aumentar sua inteligência emocional, aqui você encontra 10 Razões para fortalecer o pilar da Inteligência Emocional e uma técnica simples para controlar suas emoções.

O treinamento mental para inteligência emocional dos SEALs é uma das técnicas e é conhecida como: 4 por 4 para 4.

Como aplicar: Inspire por 4 segundos
Expire por 4 segundos
Repita por 4 minutos

Este é o mesmo tipo de técnica que os yogis estão fazendo há milhares de anos. Nosso cérebro afeta nosso corpo e o reverso também é verdadeiro.

Use exercícios de respiração simples para desligar seus hormônios do estresse e prepare o corpo para relaxar.

Resumo: Quando você perceber que está estressado ou quer alterar a emoção que está dominando você. Simplesmente pare e tome algumas respirações profundas.

 

#4 Percepção – Desafia sua visão de mundo

O que perturba os homens não são as coisas, e sim as opiniões que eles têm em relação às coisas. – Epictetus

Nós não podemos controlar o mundo exterior, mas, temos o poder de controlar a nossa percepção dele.

O grande Anthony Robbins tem uma frase para isso: “não é O QUE acontece com você, mas COMO você reage ao que acontece com você que determina seu sucesso ou seu fracasso”.

O que acontece com você é um evento que vem do meio externo. Agora, como você reage ao que acontece com você é uma escolha e é sua. Você decide como vai reagir, sob qual perspectiva.

Resumo: Não se coloque como vítima das circunstancias, lembre-se que você cria sua própria realidade.

 

#5 Gratidão – Agradeça as pequenas conquistas

A gratidão é algo fantástico, com um poder incrível, existem várias pesquisas sobre o poder dela e eu pretendo fazer ao menos uma matéria sobre os benefícios da gratidão.

Aqui vamos focar na técnica de gratidão que os SEALs usam no treinamento mental. O truque da técnica e da gratidão em si é comemorar e agradecer as pequenas vitórias, pequenas conquistas e momentos.

Como aplicar: A técnica consiste em todo final do dia, você parar, refletir e anotar 3 coisas pelas quais você é grato.

Por exemplo: Hoje eu sou grata por ter saúde e realizado meu treino com sucesso, sou grata pelo café da manhã que tomei com minha família e pela conversa enriquecedora que tive com uma cliente.

Resumo: São as vitórias que aumentam sua resiliência mental e melhoram sua autoestima. Então, nada melhor, do que ser grato e comemorar pequenas vitórias.

 

#6 Tribo – Encontre a sua se conecte com ela

Somos seres humanos (espero que você também seja) e nossa natureza é de criaturas sociais. Encontrar sua tribo, pessoas que pensam parecido com você, te compreendem e dão suporte faz toda a diferença no sucesso.

Como utilizar: Procure fazer amigos verdadeiros, com os quais você pode compartilhar seus sonhos e sabe que vai ter apoio para persegui-lo.

Foque um tempo do seu dia para investir em você com um treinamento mental!  Se você está bem e tem um mindset vencedor a chance do seu negócio vencer também, é bem maior. Simples assim.

Gostou do Treinamento Mental da SEAL? Compartilhe com seu amigo.

Treinamento Mental da SEAL: Aprenda 6 técnicas da elite da marinha americana
4.8 (95.56%) 9 votes

Recomendados para você

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *